Descubra como esse projeto oferece um ambiente enriquecedor e seguro, fortalecendo vínculos e promovendo o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes da região.
Segundo dados da prefeitura de Florianópolis (2009), a área ocupada do Maciço do Morro da Cruz é de 675 mil metros quadrados, com uma população estimada de 22.708 moradores, distribuída entre 17 comunidades. Neste espaço social, as tensões se expandem para os riscos ambientais de ocupação das encostas e variações climáticas, além dos efeitos da violência urbana.
Prestar serviço educacional e de convivência e fortalecimento de vínculos, contribuindo para a prevenção de possíveis situações de risco inerentes a cada ciclo de vida dos atendidos numa abordagem construtivista e sócio interacionista, entendendo a criança e o adolescente como seres humanos integrais, e que interagem intensamente com o seu meio social, e, em constante crescimento físico e desenvolvimento intelectual, contribuindo no desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas.
O projeto será desenvolvido na sede da Fundação Vidal Ramos, sito à Rua Victor Konder, 321, Centro de Florianópolis. A localização da instituição é estratégica, oportuniza o fácil acesso aos moradores das comunidades do Maciço do Morro da Cruz.
Das 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:30 horas
As oficinas serão desenvolvidas com turmas separadas por faixas etárias e orientadas por educadores contratados com recursos proveniente do Termo de Colaboração com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e do projeto da Lei de Incentivo ao Esporte Federal, com duração de uma hora.
A oficina acontece duas vezes na semana e tem duração de 60 minutos. A proposta da Hora criativa é ambientar a criança e/ou adolescente com as diversas manifestações artísticas, ampliar o repertório cultural e artístico, desenvolver e motivar o potencial criativo.
A oficina acontece uma vez na semana e tem duração de 60 minutos. A proposta da Hora do Xadrez é promover através do xadrez o desenvolvimento de muitas habilidades, como: maior desenvoltura para tomada de decisões, treinamento para o pensamento crítico, poder de análise, responsabilidade das ações, dentre tantos outros benefícios.
A oficina de inclusão digital e robótica acontecem no mínimo duas vezes por semana e tem a duração de 60 minutos. Na atualidade a importância de ensinar as crianças desde pequenas a lidar com os computadores, com a internet e com a tecnologia como ferramenta de comunicação e aprendizagem.
Momento de 60 minutos, duas vezes por semana, como o essencial para o desenvolvimento infanto-juvenil saudável. A prática de jogos e brincadeiras, com atividades esportivas, é fundamental para o desenvolvimento, aumenta a capacidade de aprendizagem, desenvolve outras aptidões e dá mais oportunidade para uma vida saudável às crianças e aos adolescentes. Além de fazer bem à saúde, o esporte permite trabalhar ao mesmo tempo, a socialização, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio, criatividade, entre outros. Esse momento propicia a criança e o adolescente revelar suas intenções, expressar seus sentimentos, entender e relacionar a atividade com o seu dia-a-dia.
As atividades são de 60 minutos, duas ou três vezes por semana. Variam das práticas corporais e com todas as contribuições significativas que o esporte proporciona através da sua filosofia, priorizando o aspecto lúdico, promovendo o desenvolvimento físico e o equilíbrio mental.
A oficina é obrigatória e acontece diariamente e com a duração de 60 minutos. O momento é destinado para estudos em geral, realização de atividades escolares, produção de trabalhos, estudos.
As atividades estão relacionadas diretamente com o eixo temático, tendo intencionalidade concreta em relação ao conhecimento. O tema é explorado bimestralmente e escolhido com a participação de todos envolvidos: educadores, crianças e/ou adolescentes, coordenação, podendo também ter a participação das famílias e demais colaboradores. O mesmo deve contemplar trocas culturais e de vivencias, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e estimular a socialização, a convivência comunitária e a participação cidadã. Como também, cooperar para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral da criança e do adolescente, de modo lúdico e atraente, enriquecido com atividades de letramento e numeramento. Ao final do bimestre é culminado o produto final, sendo socializado com toda a comunidade da instituição e território.
A Hora do Estudo oferece aos alunos a oportunidade de complementar as temáticas estudadas no turno escolar, reforçar as matérias e ampliar horizontes de conhecimento e desenvolvimento.
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