Educação complementar

Projeto Espaço Alternativo: Educação complementar para crianças e adolescentes em Florianópolis

Descubra como esse projeto oferece um ambiente enriquecedor e seguro, fortalecendo vínculos e promovendo o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes da região.

Público Alvo

O projeto prevê atender 135 (cento e trinta e cinco) crianças e adolescentes, da faixa etária de 06 a 15 anos, principalmente moradores do Maciço do Morro da Cruz, priorizando os matriculados na rede pública de ensino.

Justificativa

Segundo dados da prefeitura de Florianópolis (2009), a área ocupada do Maciço do Morro da Cruz é de 675 mil metros quadrados, com uma população estimada de 22.708 moradores, distribuída entre 17 comunidades. Neste espaço social, as tensões se expandem para os riscos ambientais de ocupação das encostas e variações climáticas, além dos efeitos da violência urbana.

Prestar serviço educacional e de convivência e fortalecimento de vínculos, contribuindo para a prevenção de possíveis situações de risco inerentes a cada ciclo de vida dos atendidos numa abordagem construtivista e sócio interacionista, entendendo a criança e o adolescente como seres humanos integrais, e que interagem intensamente com o seu meio social, e, em constante crescimento físico e desenvolvimento intelectual, contribuindo no desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas.

O projeto será desenvolvido na sede da Fundação Vidal Ramos, sito à Rua Victor Konder, 321, Centro de Florianópolis. A localização da instituição é estratégica, oportuniza o fácil acesso aos moradores das comunidades do Maciço do Morro da Cruz.

Objetivo Geral

Oferecer atendimento na educação complementar para cento e trinta e cinco adolescentes no ano letivo de 2023.

Objetivos Específicos

Construir uma proposta para as crianças e adolescentes atendidos no Projeto Espaço Alternativo FVR implica no conhecimento prévio da realidade em que estão inseridos e do meio social e organizacional em que vivem, respeitando à diversidade, valorizando as construções sociais e pessoais.  No entanto, não pode ser entendido como instituição substituta da família, mas como ambiente socializador diferente do familiar e escolar, porém, sendo também um ambiente identitário. Promover a inserção, reinserção e permanência da criança e do adolescente no sistema educacional. Propiciar e garantir um ambiente rico, seguro, prazeroso, saudável, não discriminatório inserindo-os na diversidade das culturas e etnias raciais de experiências educativas e sociais variadas. Desenvolver um trabalho coletivo que tem por princípio básico a cooperação, a solidariedade e o respeito mútuo. Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social, onde todos da comunidade educativa têm assegurado o direito de aprender, ensinar e pesquisar a partir de suas identidades, considerando os princípios coletivos. Associar valores morais e éticos, levar as crianças e adolescentes a perceberem suas importâncias na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem desenvolver para exercitarem no decorrer de suas vidas. Estimular e desafiar o desenvolvimento da criança e do adolescente, respeitando seus níveis de maturação. Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem, valorizando e respeitando as identidades e os aspectos de pertencimento de cada um. Incentivar atividades protagônicas, onde a criança e o adolescente são seres atuantes enquanto cidadãos, que produzem e reproduzem cultura, constroem seus conhecimentos. Fortalecer a participação das famílias nas atividades e ações do Projeto, viabilizando o senso de pertencimento de todos. Promover ações que se estendam as comunidades, possibilitando o empoderamento dos territórios. Garantir a formação continuada aos educadores e demais trabalhadores. Monitorar e avaliar de forma constante as práticas.

Metodologia de Atendimento

No Projeto Espaço Alternativo, se prioriza o cuidado e a educação de crianças e adolescentes que ali vivem, convivem, exploram e conhecem, desenvolvem formas próprias de linguagem e comunicação, construindo uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos diante de um estado de direito. As oficinas serão desenvolvidas através de projetos mensais, os temas serão escolhidos a partir de uma problemática de acordo com o interesse coletivo do grupo e decidido de forma democrática. O conhecimento é visto sob uma perspectiva construtivista e sócio interacionista, na qual se procura estudar e pesquisar, com as crianças e adolescentes, de forma lúdica e agradável, respeitando as características internas das áreas de conhecimento envolvidas e as características das identidades pessoais e coletivas.

Horário de atendimento:

Das 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:30 horas

As oficinas serão desenvolvidas com turmas separadas por faixas etárias e orientadas por educadores contratados com recursos proveniente do Termo de Colaboração com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e do projeto da Lei de Incentivo ao Esporte Federal, com duração de uma hora.

Conheça as Oficinas do Espaço Alternativo

Hora Criativa

A oficina acontece duas vezes na semana e tem duração de 60 minutos. A proposta da Hora criativa é ambientar a criança e/ou adolescente com as diversas manifestações artísticas, ampliar o repertório cultural e artístico, desenvolver e motivar o potencial criativo.

Hora do Xadrex

A oficina acontece uma vez na semana e tem duração de 60 minutos. A proposta da Hora do Xadrez é promover através do xadrez o desenvolvimento de muitas habilidades, como: maior desenvoltura para tomada de decisões, treinamento para o pensamento crítico, poder de análise, responsabilidade das ações, dentre tantos outros benefícios.

Hora Digital e Robótica

A oficina de inclusão digital e robótica acontecem no mínimo duas vezes por semana e tem a duração de 60 minutos. Na atualidade a importância de ensinar as crianças desde pequenas a lidar com os computadores, com a internet e com a tecnologia como ferramenta de comunicação e aprendizagem.

Jogos e Brincadeiras

Momento de 60 minutos, duas vezes por semana, como o essencial para o desenvolvimento infanto-juvenil saudável. A prática de jogos e brincadeiras, com atividades esportivas, é fundamental para o desenvolvimento, aumenta a capacidade de aprendizagem, desenvolve outras aptidões e dá mais oportunidade para uma vida saudável às crianças e aos adolescentes. Além de fazer bem à saúde, o esporte permite trabalhar ao mesmo tempo, a socialização, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio, criatividade, entre outros. Esse momento propicia a criança e o adolescente revelar suas intenções, expressar seus sentimentos, entender e relacionar a atividade com o seu dia-a-dia.

 

Jiu-Jitsu

As atividades são de 60 minutos, duas ou três vezes por semana. Variam das práticas corporais e com todas as contribuições significativas que o esporte proporciona através da sua filosofia, priorizando o aspecto lúdico, promovendo o desenvolvimento físico e o equilíbrio mental.

 

Hora do Projeto

A oficina é obrigatória e acontece diariamente e com a duração de 60 minutos. O momento é destinado para estudos em geral, realização de atividades escolares, produção de trabalhos, estudos.

As atividades estão relacionadas diretamente com o eixo temático, tendo intencionalidade concreta em relação ao conhecimento. O tema é explorado bimestralmente e escolhido com a participação de todos envolvidos: educadores, crianças e/ou adolescentes, coordenação, podendo também ter a participação das famílias e demais colaboradores. O mesmo deve contemplar trocas culturais e de vivencias, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e estimular a socialização, a convivência comunitária e a participação cidadã. Como também, cooperar para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral da criança e do adolescente, de modo lúdico e atraente, enriquecido com atividades de letramento e numeramento. Ao final do bimestre é culminado o produto final, sendo socializado com toda a comunidade da instituição e território.

Hora do Estudo

A Hora do Estudo oferece aos alunos a oportunidade de complementar as temáticas estudadas no turno escolar, reforçar as matérias e ampliar horizontes de conhecimento e desenvolvimento.