Educação complementar

Projeto RE-Significar: Transformando vidas através da Costura Criativa Sustentável

Promovendo a inclusão social e a sustentabilidade: O projeto Re-Significar capacita mulheres em situação de vulnerabilidade, ensinando técnicas de costura criativa e transformando roupas descartadas em peças únicas e sustentáveis.

Conheça um pouco mais do projeto.

O projeto RE-Significar, nasce em sua primeira edição, tem como objetivo qualificar e fomentar uma visão empreendedora em Costura Criativa Sustentável, que utilizará em seus produtos a técnica upcycling, que consiste no reaproveitamento de materiais já existentes, como tecidos, aviamentos e roupas para criação de um novo produto, sem destruir a matéria-prima, primando pela sustentabilidade.

O intuito é possibilitar o aprendizado de um novo ofício às pessoas acima de 16 anos, bem como às pessoas que moram nas proximidades da Instituição e que possuam renda bruta familiar de até três salários mínimos ou encontram-se desempregadas. Assim, a geração de renda por meio do empreendedorismo é um movimento esperado ao final da execução das ações previstas no projeto.

O projeto abrangerá o conhecimento técnico, com a realização de oficinas gratuitas em Costura Criativa Sustentável, mas também prevê trabalhar com os alunos o seu desenvolvimento pessoal e de negócio por meio de workshops práticos, em um nível inicial. A experiência dos profissionais envolvidos na Instituição, principalmente, aqueles que lidam diretamente com as famílias, é de que o conhecimento técnico sozinho não é suficiente, as pessoas também precisam se enxergar como profissionais preparados, confiantes, seguros e merecedores para transformar a sua realidade e se colocar como protagonistas e isso passa por uma mudança de mentalidade.

A ideia do projeto nasceu no ano de 2022, após aprovação no edital da FAPESC com a intenção de unir duas frentes lideradas pela Fundação, a primeira é que ela recebe continuamente doações dos mais variados produtos, grande parte deles são roupas em bom estado de conservação, mas necessitando de reformas ou um cuidado especial e a segunda é que a Fundação possui uma sala de costura que está equipada. Então o foco do projeto será utilizar este espaço de costura para ensinar os alunos participantes a transformarem essas peças. Serão peças totalmente customizadas e que levarão consigo muitas histórias de superação e coragem.

A inovação e a criatividade estão presentes no processo de transformação dessas peças, já que se utiliza a prática do upcycling, que visa dar um novo olhar para um material que seria em último caso descartado, sem degradar a qualidade e composição do material e ainda garantindo qualidade e modernidade para as peças. Neste contexto, a sustentabilidade ganha força, pois aliado ao processo a técnica diminui a quantidade de resíduos que normalmente seriam destinados ao aterro sanitário.

Cabe mencionar que a atuação do projeto vincula-se diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: ODS 1 (Erradicação da pobreza); ODS 4 (Educação de Qualidade);  ODS 10 (Redução das Desigualdades); e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis)

Justificativa

A realidade das comunidades da grande Florianópolis sempre se mostrou desafiadora, seja pelo aspecto de insegurança, falta de recursos financeiros, desemprego, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e de educação de qualidade e com a crise provocada pela Pandemia a fome foi um aspecto grave que se sobressaiu, fazendo parte da realidade de grande parte das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Essa situação alarmante desencadeou cenários preocupantes, potencializando a vulnerabilidade social.

De acordo com uma pesquisa liderada pelo Instituto Comunitário da Grande Florianópolis – ICOM em 2020, da qual diagnosticou a situação das Comunidades que recebem ações coletivas de interesse público apoiadas pela Linha de Apoio Emergencial Coronavírus, foi mapeada as características dessas famílias:

• As famílias possuem apenas um provedor, sendo na sua maioria as mães responsáveis, com o agravante de que muitas são trabalhadoras informais e que, no momento, estão com seus salários reduzidos ou desempregadas.
  • Além da alimentação, essas famílias estão com dificuldades para pagar as contas fixas, como aluguel, água, luz e gás.
  • Outras situações apontadas na pesquisa estão relacionadas a violência doméstica, conflitos familiares e dificuldades para acompanhar os estudos das crianças e adolescentes.
  • Dificuldades dos imigrantes e pessoas com HIV e LGBT na busca por trabalho foram também mencionadas.

O apoio financeiro por meio de diversas iniciativas é um aspecto relevante e necessário que precisa ser contínuo, visando reduzir as iniquidades sociais, desenvolvendo os territórios e fortalecendo a democracia. Ocorre que precisamos também criar movimentos capazes de ajudar a dar mais autonomia e protagonismo para as pessoas que têm como principal responsabilidade prover as necessidades básicas de suas famílias.

O senso de merecimento, a mentalidade de abundância, vislumbrar oportunidades de aprendizado e crescimento, se reconhecer como um ser integral e capaz, são abordagens que também devem ser trabalhadas continuamente nessas pessoas que hoje estão vivenciando questões psicoemocionais fortes, lidando com a depressão, crises de ansiedade, e demais doenças ligadas ao aspecto emocional.

Precisamos empoderar esses “provedores do lar” que enfrentam essa situação de vulnerabilidade, promovendo capacitações que desenvolvam novas habilidades comportamentais e técnicas, capazes de prepará-los integralmente para assumir novas posturas e desafios profissionais, proporcionando por consequência a geração de renda e impactando em uma maior independência, autonomia e autossuficiência.

A vivência diária dos profissionais da Fundação junto das famílias também evidencia os problemas mencionados anteriormente no estudo feito pelo ICOM, que acaba refletindo no processo de desenvolvimento educacional das crianças que frequentam a Fundação, em razão desta desestrutura familiar existente. De acordo com os atuais profissionais envolvidos com o projeto RE-Significar, grande parte do público que serão atendidos são oriundos de classes sociais mais baixas e prevalece o padrão de terem constituído famílias muito cedo, sem planejamento.

É diante desse contexto que surge o projeto RE-Significar, a ser realizado pela Fundação Vidal Ramos, por meio de oficinas de qualificação em Costura Criativa Sustentável e workshops voltado para o desenvolvimento das chamadas soft skills, visando transformar e fomentar oportunidades profissionais e geração de renda para pessoas assistidas pela Fundação e que residem nas comunidades  de Florianópolis (SC).

Dessa forma, tem-se como propósito criar uma comunidade que possa ressignificar suas vidas através do aprendizado de uma nova profissão, cujo foco estará no domínio de técnicas de costura, início do processo de autoconhecimento sobre si para iniciar uma busca constante de desenvolvimento pessoal e profissional juntamente com conteúdos sobre empreendedorismo, além de fazer parte de um ambiente seguro e de confiança que promoverá troca de experiências, aprendizados e vínculos pessoais e profissionais.

Ao todo, serão 24 vagas para beneficiar homens e mulheres que receberão as aulas em uma sala de costura própria da Fundação, devido a boa localização espera-se um bom engajamento e participação do grupo, pois a fundação localiza-se próximo da residência de grande parte do público-alvo, o que permite que eles participem sem grandes deslocamentos e sem dispensar muito tempo.

A Fundação conta atualmente com uma sala de costura de 22m² disponível e equipada para a execução deste projeto, ao todo são 8 máquinas, sendo 6 máquinas retas domésticas, 1 máquina industrial reta, 1 máquina industrial overlock, desta relação é importante mencionar que as máquinas industriais foram emprestadas por prazo indeterminado e as 6 máquinas domésticas foram compradas pela Fundação sendo elas já usadas.

Público Alvo

Pessoas que tenham família assistida pela Fundação Vidal Ramos, além de pessoas moradoras das comunidades das proximidades da instituição, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A ampliação do projeto para outras regiões se dá em razão das mudanças das próprias famílias para outros bairros durante o período em que elas estão vinculadas à Fundação.

Critérios de seleção dos alunos:

• Desempregadas;
  • Pessoas com renda bruta familiar de até 3 salários-mínimos nacionais;+
  • Disponibilidade de participação presencial;
  • Maiores de 16 anos;

Importante destacar que, caso não ocorra o preenchimento das vagas, serão aceitas as inscrições de alunos fora dos critérios acima mencionados, priorizando a ordem de inscrições.

Execução do projeto

• Oficinas de costura criativa sustentável;
  • Workshop de desenvolvimento pessoal;
  • Workshop de empreendedorismo;

O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionar empoderamento familiar e que por meio do projeto os alunos possam ter mais autonomia, capacidade de conquistar um emprego ou de abrir seu próprio negócio nesse segmento de forma inovadora e criativa, se possível, pautado na responsabilidade socioambiental, gerando lucro, sendo referência e servindo de inspiração para o fortalecimento da sua comunidade.

Oportunidades como esta fomentam maior integração da comunidade, unindo forças para uma busca cada vez mais constante por melhorias e oportunidades.

Objetivos Geral

Ampliar o número de pessoas com uma nova fonte de renda, por meio da qualificação profissional em Costura Criativa, além da capacitação empreendedora e desenvolvimento de habilidades comportamentais.

A finalidade é qualificar até 24 pessoas que integram o grupo de famílias assistidas pela Fundação Vidal Ramos ou pessoas moradoras das comunidades de regiões próximas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Realizar oficinas de costura criativa sustentável gratuitas para pessoas de baixa renda assistidos pela Fundação;
  • Realizar workshops de desenvolvimento pessoal;
  • Realizar workshops de empreendedorismo;
  • Aproximar atores externos da Fundação para apoiar na visibilidade e comercialização dos produtos que serão expostos no evento de encerramento;
  • Ampliar a possibilidade de geração de renda, criando serviços e canais de venda por meio da infraestrutura da Fundação e da mão-de-obra qualificada por ela;
  • Criar um grupo no WhatsApp e mantê-lo ativo após a finalização do projeto com os alunos que tenham interesses comuns e vontade de crescimento profissional por meio do compartilhamento de ideias e oportunidades;
  • Conscientizar os alunos participantes sobre a importância da sustentabilidade, com boas práticas e técnicas capazes de mudar a forma de trabalho e contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e equitativo;

Metas

• Capacitar cerca de 24 moradores, em até 8 meses, da Grande Florianópolis vinculados a Fundação Vidal Ramos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e desemprego;
  • Realizar 24 oficinas, por turma, de costura criativa, com duração de 3 horas cada oficina;
  • Realizar 1 workshop, por turma, de desenvolvimento pessoal, com duração de até 3 horas cada;
  • Realizar 1 workshop, por turma, de empreendedorismo, com duração de 4 horas cada;
  • Promover 1 evento de encerramento com a exposição das peças confeccionadas pelos alunos e com a emissão de certificados de conclusão;
  • Abertura do brechó da Fundação com a venda das peças para a comunidade local;
  • Criar 1 grupo de WhatsApp com os alunos participantes da versão deste primeiro projeto e agregar no mesmo grupo novos alunos de outros projetos que surgirem posteriormente;

Indicadores

•     Frequência total de participantes por mês nas oficinas (indicador para avaliar evasão);
  •     Frequência de cada participante por encontro previsto no projeto;
  •     Índice de satisfação dos profissionais sobre o processo de aprendizado dos alunos;

Será realizada reuniões quinzenais para entender o grau de evolução, engajamento e aprendizado dos alunos;

•     Índice de satisfação dos participantes com as oficinas;
  •     Índice de satisfação dos participantes com os workshops complementares;

Será realizada pesquisa de satisfação por encontro e uma pesquisa geral ao final, com NPS e solicitação de indicação de alunos para novas turmas;

•     Percentual dos inscritos que buscam se capacitar para entrar no mercado de trabalho;
  •     Percentual de inscritos que querem se capacitar para empreender na área;

Será realizada uma pesquisa inicial com os inscritos para entender as expectativas do projeto em suas vidas e quais suas intenções profissionais a curto e médio prazo;

•     Percentual de alunos com intenção de abrir o próprio negócio;

Será realizada uma pesquisa final com os alunos formados para entender os impactos do projeto em suas vidas e como serão suas escolhas profissionais a curto e médio prazo;

Etapas do projeto

A metodologia do projeto inclui o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, cuja execução ocorrerá no período de 8 meses, com ações previstas em diferentes formatos:

Conheça as oficinas do Projeto Re-Significar

Aulas de costura criativa:

Capacitação técnica em formato de oficinas de criação coletiva – as oficinas capacitam pessoas interessadas em aprender o novo ofício que ajuda a repensar e transformar peças velhas por meio da técnica de upcycling, agregando valor e desejo em itens que ninguém mais teria interesse e ainda criando uma memória afetiva;

Educação sobre o que é o upcycling e as tendências de consumo nesta perspectiva;

Aulas de desenvolvimento pessoal

Capacitação comportamental – em formato de workshop mão-na-massa;

Temática principal: Autoconhecimento (mapeamento do perfil);

Ativação do Brechó da Fundação

Estruturação do espaço do Brechó para a comercialização das peças produzidas por meio das Oficinas de Costura Criativa Sustentável;

Criação e manutenção de uma Comunidade para troca de experiências

Criação de um grupo no WhatsApp com todos os alunos para troca de informações e documentos, dúvidas, apoio em geral e que continuará ativo para manter a interação e troca de experiências entre os alunos mesmo após a conclusão do curso;

Encerramento do projeto

Aulas de costura criativa:

• Exposição dos alunos formandos, que apresentarão uma mini coleção dos itens criados ao final do projeto;
  • O evento final de exposição será realizado no próprio espaço da Fundação, contará com o apoio de parceiros para divulgação do evento e para exposição da mini coleção nos locais das quais forem convidados durante um prazo pré-determinado;
  • Emissão de certificado de conclusão para todos os alunos que obtiverem, no mínimo, 75% de participação;